segunda-feira, 2 de maio de 2011

X Motor Racing

Cante pneu em disputas espetaculares com um ótimo simulador de corridas.

Fãs da velocidade muitas vezes preferem em seus games uma simulação mais leve e acessível, acompanhando um jogo simples e que leva o jogador até os limites máximos dos carros mais possantes da atualidade. Esta é apenas uma tendência de desenvolvimento de games de corrida, que não representa necessariamente todos os lançamentos do gênero. X Motor Racing foge desse padrão, reforçando o realismo em suas empolgantes corridas.
O game leva o jogador ao volante de alguns dos carros mais possantes do mundo, em versões ligeiramente alteradas para evitar problemas com as produtoras dos veículos. Os modelos são incrivelmente fiéis às máquinas reais, porém não apresentam seus nomes oficiais: o veículo chamado Doxster é uma reprodução do famoso Porsche Boxster, com apenas uma sutil alteração em seu nome, que fica visível para quem conhece o carro real.

Realismo completo

A simulação vai muito além dos outros games da categoria, pois apresenta diversos fatores inusitados, desde a representação real de colisões até as partes mais elementares da customização de um veículo, como a alteração de parâmetros específicos da suspensão ou do motor, ou até mesmo a reconfiguração da distribuição de peso do carro. As possibilidades são impressionantes e vão atrair jogadores que têm conhecimentos a respeito deste tipo de personalização.




Além dessa simulação física extraordinária, a engine do game também permite a exibição de gráficos de última geração, com efeitos de sombreamento, reflexão em tempo real e iluminação de alta qualidade com HDR e Bloom. Os efeitos são impressionantes e vão agradar os jogadores mais exigentes. O nível de detalhamento dos carros é surpreendente e dá ao jogo um grau de realismo muito interessante.
A jogabilidade não é tão acessível quanto um jogador imaginaria em um game de corrida. O modo arcade é bastante simples de jogar, mas já é mais complicado do que a maior parte dos outros títulos do gênero. O modo simulação é o que realmente diferencia X Motor Racing por ser praticamente impossível de ser jogado no teclado, devido à exigência alta de precisão nas curvas e na troca de marchas.
Quem possuir um volante ou um joystick com controle analógico vai se interessar bastante pelo sistema realista, mas jogadores que utilizam apenas o teclado terão muitas dificuldades para manobrar o veículo. Nas velocidades altas, que são alcançadas rotineiramente durante o jogo, uma simples batida nos limites da pista pode ser suficiente para fazer o veículo sair voando e arruinar por completo uma corrida.




Existe um terceiro modo ainda mais realista, chamado Developer Mode, mas ele está bloqueado nesta versão de demonstração. As restrições da demo são muito estranhas, pois limitam até mesmo a qualidade visual máxima possível. Isso é inusitado, pois muitos jogadores são fãs de gráficos bonitos e podem perder o interesse ao perceber as limitações da demonstração, achando que estas são as configurações máximas do jogo.
Por mais que seja difícil e pouco acessível, fãs de corrida vão adorar as possibilidades abertas pela simulação detalhada e profunda empregada neste game. Aqueles que não são experientes no gênero talvez se encontrem no modo arcade, mas é certo que cada tipo de jogador poderá achar algo que lhe interesse em X Motor Racing.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.